Devido a proximidade do feriado nacional de 12 de outubro, considerado a segunda melhor data de venda para o comércio – o que leva ao aumento do dinheiro e valores materiais em circulação–, a Polícia Militar promove desde ontem a operação Santo Feriado até a próxima segunda-feira. Ela é um desdobramento da Cerco Total II (que tem duração prevista até a última semana do mês de dezembro). Estão envolvidos na Santo Feriado pelo menos 450 policiais militares, entre homens e mulheres, soldados e oficiais.
Ambas ações são realizadas por meio da afixação de barreiras e outras atividades operacionais cujo objetivo é neutralizar intenções criminosas, além de intensificar a fiscalização e o controle de velocidade, acidentes e outras ocorrências (tais como condução de veículos sob estado de embriaguez, porte ilegal de armas de fogo, roubos, furtos, homicídios, circulação e pessoas foragidas da Justiça) nas rodovias estaduais. Com ênfase especial, como todos os anos, nas estradas que levam aos municípios de Chapada dos Guimarães e Santo Antônio de Leverger (MTs 251 e 040), tradicionais pontos de veraneio durante feriados mato-grossenses.
A Polícia Militar promoverá, ainda, comboios durante todo o fim de semana e feriado além de utilizar os etilômetros (popularmente chamados “bafômetros”). As duas operações são realizadas em conjunto pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (Polícia Militar, Bombeiros, CIOSP, Polícia Judiciária Civil, Polícia Técnica, Superintendência do Sistema Prisional e outros), Exército Brasileiro, Conselhos Tutelares, Detran-MT, SMTU/Cuiabá, Guarda Municipal de Várzea Grande, Polícia Rodoviária Federal, Prontos-Socorros, Hospitais e Postos de Saúde.
Alguns trechos onde haverá barreiras.