A Polícia Militar inicia, segunda-feira, a Operação Final de Ano Seguro em todo o Estado. O comandante geral, coronel Osmar Lino Farias, 1.500 homens vão reforçar o policiamento principalmente nas áreas comerciais das cidades. O efetivo é composto pelos novos soldados, formados em setembro, e também pelos militares que trabalham no administrativo e vão para as ruas.
Outra medida para garantir o policiamento maior neste período é o aumento da escala dos policiais. Eles trabalharão todos os dias. No policiamento a pé, serão 3 turnos de 6 horas cada, garantindo a segurança durante o dia e também à noite, já que grande parte das lojas começa abrir suas portas até mais tarde.
Em Sinop, o horário especial de funcionamento começa segunda-feira e vai até dia 24. De segunda a sexta, as empresas podem atender até às 21h. Aos sábados, até às 20h; domingos até às 12h e no dia 24, véspera de natal, até às 19h.
Segundo Farias, apesar do policiamento intensivo, os consumidores também precisar contribuir e evitar sacar grande quantias em dinheiro de bancos, caixas eletrônicos, andar sozinhos com compras, e deixar objetos de valor a mostra. “É preciso que todos adotem medidas de segurança, porque a Polícia não consegue evitar todos os crimes”. A maior preocupação neste período é com os furtos e assaltos, tanto a consumidores quanto a lojistas.