O monitoramento da secretaria Estadual de Segurança Pública apurou os números de homicídios, roubos e furtos e apontou queda no 15º Comando Regional de Polícia Militar, que é formado pelas cidades de Peixoto de Azevedo (mais o distrito de União do Norte), Matupá, Itaúba, Santa Helena, Terra Nova do Norte, Marcelândia, Nova Guarita, Guarantã do Norte e Novo Mundo.
Somente nos crimes de homicídios a redução foi de 18%. De janeiro até maio, foram 14 assassinatos, ante a 17 do mesmo período do ano passado. Os indicadores de roubo também caíram 38%. Foram 76 nos cinco meses do ano contra 121, do ano passado. Já crime de furto se manteve praticamente estável na comparação com 2020, com redução de 4%. Foram 356 contra 370.
O comandante da regional de Peixoto de Azevedo, James Jácio Ferreira, expôs, ao Só Notícias que “os homicídios caíram dois anos consecutivos e sempre foi uma preocupação da nossa gestão, é um crime impactante aqui na nossa região. Aqui se destacava nesse indicador. O roubo é um crime que incomoda muito a comunidade. Ano passado, a gente teve uma cobrança muito grande e essa redução é muito gratificante. Os nossos policiais estão trabalhando muito. Equipe engajada, se desdobrando, nós temos dificuldades de recursos humanos. É gratificante ver esses indicadores, fruto do trabalho intenso e integração das forças”.
Também houve aumento na produtividade policial militar nos cinco primeiros meses. Foram apreendidas 39 armas de fogo no período, aumento de 143% em relação ao ano passado quando foram 16. Além disso, foram confeccionados 108 boletins de ocorrências referentes ao tráfico de drogas, aumento de 77% no comparativo com 2020, quando foram 61.