A Polícia Federal prendeu um dos maiores suspeitos por roubos de aeronaves do Brasil, esta tarde, escondido em Cáceres (225 quilômetros de de Cuiabá). As investigações começaram em agosto de 2018 quando criminosos furtaram um avião do aeroporto do município e posteriormente foi apreendido pela PF, transportando 250 kg de cocaína. Os assaltantes tentaram decolar, porém, a tentativa foi frustrada, em razão da retirada de uma peça por parte da Polícia Federal. A aeronave foi abandonada na cabeceira da pista do aeroporto.
Durante as investigações, a PF identificou os integrantes da organização criminosa que foram presos. Os policiais também identificaram o piloto encarregado de pilotar o avião até a Bolívia e entregá-lo para narcotraficantes. O suspeito teve prisão decretada pela Justiça Federal de Cáceres. O mandado foi mantido em sigilo, para facilitar o seu cumprimento, já que ele residia na Bolívia e raras vezes retornava ao Brasil. Depoimentos e informações de inteligência indicam que o piloto seria o responsável por, no mínimo, mais três roubos de aeronaves somente em Mato Grosso.
Investigações apontam que o suspeito teria roubado uma aeronave, no dia 1º de dezembro de 2013, na cidade de Juína. O avião pertencia ao então prefeito de Juara. Na época, o piloto que conduzia a aeronave foi sequestrado e levado para Bolívia.
Outro crime em que se suspeita a participação do investigado ocorreu no dia 20 de setembro de 2014, em Pontes e Lacerda. A aeronave, que transportava a comitiva de uma candidata a um cargo político, foi roubada e levada juntamente com os pilotos que ficaram sequestrados na Bolívia durante 40 dias.
O terceiro crime foi em 2017 e novamente o piloto foi sequestrado e levado para a Bolívia juntamente com a aeronave, que pertencia a um hotel do pantanal mato-grossense.
O suspeito dos roubos foi excluído da Polícia Militar do estado de São Paulo e tem passagens na polícia por outros crimes, além de já estar planejando outros roubos de aeronaves.
(Atualizada às 09:07h em 3/11)