A Pollícia Federal acaba de divulgar balanço da Operação Araguaia, feita hoje, em Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo para combater o tráfico internacional de drogas. Foram dois presos e Torixoréum na região Araguaia. Um paraguaio e um boliviano conseguiram fugir.
Em Jataí (GO) os federais prenderam 8 dos 9 procurados. Em Goiânia foram 3 mandados de prisão, sendo que um dos acusados já estava em unidade prisional. Em Iporá houve outra prisão.
No Mato Grosso do Sul, em Sete Quedas, dois traficantes, que já estavam presos foram comunicados dos novos mandados. Outro foi preso em Corumbá. Em, Uberlândia (MG), foi preso um em Iturana e outro, que já está atrás das grades, foi notificado que teve outro mandado de prisão expedido. Em Santos (SP), houve uma prisão.
A operação foi centralizada na delegacia de Barra do Garças, em Mato Grosso, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de cocaína e maconha. Cerca de 100 policiais federais trabalharam. A investigação começou em junho de 2009 e desmontou um esquema de tráfico de pasta base de cocaína e maconha, “em larga e profusa escala”. A droga era fornecidas por narcotraficantes bolivianos e paraguaios, que mandavam entorpecentes para o Brasil, utilizando aeronaves. Em caminhões e veículos eram levadas para traficantes em Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais e do Distrito Federal para serem comercializadas.
Ano passado, foi apreendida grande quantidade de droga (foto) na 1º etapa desta operação.