Duas pessoas já foram presas na operação “Caipoira”, desencadeada pela Polícia Federal hoje de manhã. Uma no município de Cáceres e outra em Cuiabá. A operação está acontecendo simultaneamente nos municípios de Cuiabá, Cáceres, Pontes e Lacerda, Nova Lacerda, Conquista Doeste, Comodoro e no estado de Rondônia. O objetivo da ação é desarticular o esquema de extração ilegal de madeira na região do Vale do Guaporé.
Atividade criminosa começava com o aliciamento de índios – aos quais eram ofertados carros, motos, gênero alimentícios em troca de vantagens, com participação de servidores públicos. Funcionários da Funai recebiam pagamentos mensais para permitir a livre atuação dentro da reserva indígena, além de alertar sobre eventuais fiscalizações da própria Funai e também de outros órgãos.
A Polícia Federal apurou também o envolvimento de integrantes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente), além de proprietários de fazendas vizinhas à reserva.