A Força Tarefa Previdenciária no Estado de Mato Grosso composta pela Polícia Federal, Ministério da Previdência Social e Ministério Público Federal deflagrou nesta quinta-feira a Operação Bengala que envolveu 50 policiais federais e 6 funcionários do Ministério da Previdência Social em Cuiabá e Várzea Grande. A operação visa o cumprimento de 24 mandados judiciais expedidos pela 5ª Vara Federal em Cuiabá, sendo 2 mandados de prisão temporária, 8 mandados de busca e apreensão, 3 seqüestro de bens e 11 condução coercitiva.
As duas pessoas com prisão decretada são cônjuges e dentre os locais com mandado de busca e apreensão há 2 consultórios de médicos assistentes e suas respectivas residências, bem como residência de uma servidora do INSS.
O nome da operação Bengala-MT trata-se de uma alusão ao nome utilizado pelo despachante e agenciador “Mário da Bengala”, que também é beneficiário da Previdência Social como deficiente físico utilizando-se de muletas para passar pela perícia médica, orientando as pessoas beneficiadas a utilizarem essa mesma simulação dentre outras.