A Polícia Federal (PF) faz operação hoje para desmontar uma quadrilha do tráfico internacional de drogas. Ao todo, são 80 mandados de busca e prisão temporária e preventiva em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, onde 20 integrantes do grupo devem ser presos.
De acordo com nota da PF, a cocaína era trazida de países vizinhos ao Brasil e transportada para os Estados Unidos, Portugal, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Suíça e ainda para a África, dentro de contêineres levados em navios cargueiros. O grupo também usava “mulas”, pessoas aliciadas para fazer o transporte da droga junto ao corpo e nas bagagens.
As investigações que resultaram na Operação Kolibra duraram dois anos e começaram depois da informação enviada pela polícia da Alemanha de que libaneses radicados no Brasil operavam um esquema de tráfico internacional de drogas.
A estimativa é que o grupo tenha movimentado mais de 1 milhão de Euros. Os presos durante a operação responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o narcotráfico, além de lavagem de dinheiro.