Policiais federais estão realizando os trabalhos preliminares para a efetiva desocupação da área de um garimpo ilegal, localizado a dez quilômetros do centro de Pontes e Lacerda (443 quilômetros de Cuiabá). A PF, em conjunto com outras instituições, continua instruindo os garimpeiros que aqueles que insistirem em praticar a atividade responderão criminalmente, sendo passíveis de prisão, além de perderem todo o minério extraído e os equipamentos, maquinários e instrumentos utilizados na extração.
Como parte dos trabalhos estão sendo realizadas patrulhas na região para identificação de pessoas que estejam cometendo crimes de extração e lavra ilegal de minérios. Segundo informações da assessoria de imprensa da PF, até o momento, apenas um homem foi preso na posse de 33 gramas de ouro, ontem, na cidade.
O garimpeiro foi encaminhado à delegacia da Polícia Federal, em Cáceres, onde foi ouvido pelo delegado Jesse James Rodrigues Freire, coordenador dos trabalhos policiais na região. O homem foi identificado como um dos controladores da atividade de garimpo na localidade.
A Polícia Federal o indiciou por crime ambiental e crime contra a ordem econômica. O ouro foi apreendido e o garimpeiro encaminhando à cadeia do município, onde ficará à disposição da Justiça.