Policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão em Rondonópolis, esta manhã, durante a operação “Urutau”, porém, não foi revelado o que exatamente foi apreendido. Este é o único mandado expedido para Mato Grosso. A ação tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa de tráfico internacional de drogas entre as fronteiras com o Paraguai, Bolívia e a região Sudeste do Brasil. Foram cumpridos nove mandados de prisão e 13 mandados de busca e apreensão domiciliar, além de 42 mandados de busca e apreensão de veículos.
Os policiais também apreenderam 3.279 quilos de maconha; 401 quilos de cocaína; oito quilos de haxixe; 321 munições; uma carabina e uma pistola; cinco veículos, sendo um automóvel, dois caminhões e dois ônibus. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Umuarama.
As investigações tiveram início em março, quando foi identificado um grupo de pessoas residentes no município de Umuarama (PR), que estariam utilizando ônibus e caminhões para transportar grandes remessas de maconha escondidas em fundos falsos enviadas do Mato Grosso do Sul, e grandes remessas de cocaína enviadas de Rondônia para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Foi identificada uma ampla rede internacional de tráfico de drogas, operando a partir de Umuarama, movimentando grandes quantidades de maconha, cocaína, munições e armas de fogo com o objetivo de interná-las em território brasileiro pela fronteira do Paraguai com o estado do Mato Grosso do Sul, e da Bolívia com o estado de Rondônia, distribuindo as drogas, munições e armas para os grandes centros consumidores, com destaque para a região sudeste.
A cidade de Umuarama servia como local de residência de membros da quadrilha e ponto de fornecimento e apoio logístico para a atuação da organização, que recrutava os motoristas e batedores em Umuarama para buscarem as drogas na fronteira e transportá-la até os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.