Levantamento da Polícia Federal aponta que, das 493 prisões efetuadas desde início do ano, em 84 operações no país, 65 foram registradas em Mato Grosso. O número representa pouco mais de 13,1% do total, levando-se em consideração que até o momento, apenas uma operação foi realizada no Estado, em Cáceres, em abril. Além de Mato Grosso, os mandados foram cumpridos no Pará, Tocantins e Maranhão.
A operação foi deflagrada com objetivo de desarticular organização criminosa especializada no tráfico de entorpecentes adquiridos na Bolívia e distribuídos em vários estados do território nacional. Aproximadamente 200 policiais federais participaram. As investigações tiveram início há cerca de um ano, quando foi instaurado inquérito a partir do relatório de inteligência da Operação Sentinela.
Nesse relatório, foram reunidas informações de que um grupo de indivíduos, voltados ao tráfico interestadual de cocaína, estaria atuando a partir da cidade de Pontes e Lacerda e circunvizinhanças, enviando, de forma reiterada, carregamentos da referida substância entorpecente para os Estados do Maranhão e Pará.
À época, a assessoria da PF confirmou que no decorrer das investigações, foram efetuados dez flagrantes, que resultaram na apreensão de aproximadamente 560 quilos de cocaína e diversos automóveis, bem como na prisão de treze pessoas, sendo a maioria delas caracterizadas como “mulas do tráfico”.