A Operação Saturação da Polícia Militar com o apoio da Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas) de Cuiabá, realizada que terminou esta semana (e durou 10 dias) registrou 19 ocorrências, destas 13 foram flagrantes. De acordo com o major Gildásio Alves, comandante de Sinop, a operação foi positiva, já que boa parte das quadrilhas de roubos e furtos foi presa. “Interrompemos um ciclo de criminalidade no município”, disse, ao Só Notícias.
O levantamento aponta que foram apreendidos 70 gramas de cocaína, 25 gramas de maconha, 250 gramas de pasta base e um revólver calibre 38. Pelo menos 56 pessoas foram encaminhadas para a delegacia. O número maior de ocorrência foi de roubo a estabelecimentos foram registrados cinco; roubo a pessoa (4); furto de veículo (2); furto a pessoa (2); furto dentro do veículo (2); outros furtos (1); roubo de moto (1); roubo a residência (1); furto a residência (1).
A operação contou com 23 policiais, além da equipe de plantão. Os principais bairros onde houve o policiamento foram no Boa Esperança, Jardim São Paulo, Maria Vindilina, Vila Mariana entre outros.segundo o major, deve ser feita a cada 10 dias com o apoio da Rotam com o objetivo de diminuir a criminalidade.
A Operação Saturação será feita a cada 10 dias com o apoio da Rotam.
Conforme Só Notícias já informou, o número de roubos e furtos em Sinop aumentou em 100% no mês passado, se comparado aos dois primeiros meses do ano. De acordo com o levantamento da Polícia Militar, a média dos casos costuma oscilar entre 25 e 28, porém em março foram 58 ocorrências. De janeiro a março foram 172 assaltos e 411 furtos no município. Trinta e cinco armas foram apreendidas. A PM prendeu (e apreendeu) 90% dos suspeitos, a maioria entre 16 e 18 anos.