A Delegacia Especializada do Meio Ambiente realizou, ontem, mais uma fase da Operação Sansão, para apuração de denúncias de maus-tratos a animais domésticos. Foram cumpridas 13 ordens de serviço em Cuiabá e Várzea Grande para apurar as denúncias recebidas pelo número 197.
Os policiais observaram que a maioria das denúncias é referente à perturbação do sossego. Em um dos locais vistoriados foi verificado que cinco animais brincam entre eles e fazem bastante barulho com os latidos, trazendo possível desconforto para a vizinhança, mas os animais são bem tratados e recebem atenção de seus tutores, que já são idosos.
Em outra diligência foi localizada uma criação de galos e galinhas em área residencial, com 55 aves da raça ‘moura’. Os policiais observaram que as aves estavam em pequenas gaiolas, algumas com esporas aparadas e o pescoço raspado.
Também foram encontrados no local alguns petrechos como luvas de treino e esporas metálicas, além de medicamentos, seringas e tesouras cirúrgicas. O proprietário da residência é idoso e vive em condições precárias.
As aves foram apreendidas e o proprietário autuado por maus-tratos.