PUBLICIDADE

Operação intensifica combate ao tráfico de drogas na fronteira de MT

PUBLICIDADE

Cerca 250 profissionais de instituições de segurança e saúde pública estão atuando, desde terça-feira (14), na terceira edição da "Operação Gênesis", desencadeada a partir de Cáceres. Durante uma semana, eles irão percorrer toda a extensão de fronteira seca e alagada que faz divisa com a Bolívia, totalizando aproximadamente 983 quilômetros.

De acordo com o secretário de Segurança Pública (Sesp), Diógenes Curado, o foco da operação é a prevenção. "Nosso objetivo não é apreender, mas evitar que a droga entre no nosso Estado, por isso a importância dessa força tarefa".

Conforme o coordenador da operação e comandante do Grupo Especial de Fronteira, tenente coronel Newton Vasconcelos de Brito Junior, durante a operação serão intensificados os trabalhos de fiscalização nas estradas, que previnem os crimes de roubo e furto de veículos, evasão de divisa, contrabando, descaminho.

"Ao longo da operação, policiais, bombeiros, militares e profissionais das áreas de saúde animal irão desenvolver trabalhos preventivos e repressivos nas rodovias estaduais e federais que percorrem toda faixa de fronteira, que compreendem 28 municípios, dentre eles Porto Esperidião, Vila Bela da Santíssima Trindade e Barão de Melgaço.

A faixa de fronteira é a principal rota de entrada de drogas e armamentos que abastecem os grandes centros urbanos. O Brasil tem 16,8 mil quilômetros de fronteiras, sendo a maior parte, 9.523 quilômetros (56,42% do total) de rios, lagos e canais. As fronteiras secas correspondem a 7.363 quilômetros (43,58%).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE