quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Polícia faz operação para investigar agentes políticos e madeireiras por desmates ilegais em Sorriso, Cláudia, Feliz Natal e Nova Ubiratã

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (atualizada 08:19h - foto: assessoria)

A Delegacia Especializada do Meio Ambiente deflagrou, hoje, a operação “Ronuro” para cumprir 22 mandados judiciais de buscas e apreensões a um grupo que vinha agindo na extração e desmatamento ilegal de madeira. Os alvos são pessoas físicas e empresas em Sorriso, Cláudia, Feliz Natal e Nova Ubiratã.

Os indícios apontam que agentes políticos, madeireiros, empresas transportadoras, pessoas físicas e jurídicas, que vinham se beneficiando com a extração, desmatamento e comércio das madeiras retiradas ilegalmente da estação do rio Ronuro, em Nova Ubiratã. 

Além dos mandados de busca e apreensão, as madeireiras terão as atividades suspensas, até o término das investigações, que iniciaram no segundo semestre de 2019, após denúncias de que pessoas envolvidas no comércio de madeira na região estavam praticando ilícitos ambientais e fazendo a extração ilegal.  

Após a pandemia da Covid, em fevereiro do ano passado, as diligências foram intensificadas pela delegacia para identificar os responsáveis pelo dano ambiental, com a extração e desmatamento ilegal da vegetação nativa preservada na estação ecológica situada em Nova Ubiratã. 

De acordo com a investigação, a “associação criminosa cometia o desmatamento visando lucro financeiro a qualquer custo, com a destruição da vegetação e sem se preocupar com os danos ambientais, a fauna e tampouco a sociedade local e mato-grossense”, informou a Polícia Civil.

A investigação apurou ainda que os proprietários das madeireiras são agentes políticos e empresários locais, que utilizam terceiros como “laranjas” para mascarar o comércio irregular da matéria-prima, burlar a administração pública ambiental e fiscal, praticando o crime ambiental e a sonegação de impostos, além do prejuízo ao meio ambiente e social.

O cumprimento das ordens judiciais conta com apoio da secretaria estadual do Meio Ambiente (Sema), e Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), além das equipes policiais das diretorias do Interior e de Atividades Especiais.

Em instantes mais detalhes

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia apreende 300 tabletes de drogas em Mato Grosso; um preso

A Força Tática da Polícia Militar prendeu o condutor...

Polícia Penal realiza transferência de presos em Sorriso

A Polícia Penal através do Serviço de Operações Especiais...

Polícia apreende mais de 100 celulares e drogas em penitenciária de Mato Grosso

Policiais penais da Penitenciária Major PM Eldo Sá Correia...
PUBLICIDADE