A Polícia Federal deflagrou, esta manhã, a Operação Ouro Branco em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Estão sendo cumpridos oito mandados de prisão e outros oito mandados de busca e apreensão a fim de desmantelar uma organização criminosa que trazia ao país entorpecentes vindo da Bolívia. O principal foco era o “abastecimento” de municípios da região Sudeste do país.
As investigações aconteceram por cerca de um ano, período em que foram apreendidos cerca de 1,2 mil quilos de pasta base de cocaína e realizadas três prisões em flagrante. Com o decorrer do procedimento investigativo, o chefe e os principais integrantes da quadrilha foram identificados e terão que responder judicialmente pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, com penas que podem chegar a 25 anos de prisão.
A organização criminosa utilizava como base de recebimento, transporte e distribuição da droga uma fazenda situada na região pantaneira do distrito de Ouro Branco do Sul, no município de Itiquira, dando nome à operação em andamento. A deflagração da Operação Ouro Branco conta com a mobilização de aproximadamente 50 policiais federais.
A assessoria de imprensa da PF não informou em quais cidades estes mandados de prisão e busca estão acontecendo.