A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO) deflagrou, esta manhã, a Operação Contrafluxo para cumprir 8 mandados de prisões preventivas e de buscas e apreensões e um sequestro de um imóvel a um grupo criminoso responsável pelo fornecimento de droga a São Paulo e Paraná. Equipes apreenderam em setembro e outubro do ano passado duas cargas de cloridrato de cocaína que totalizaram uma tonelada de entorpecente, no Nortão, sendo preparada para o transporte em caminhões com destino a outros estados.
Após a apreensão, a investigação identificou os envolvidos no transporte e destinação da droga e foram representadas pelas medidas cautelares, deferidas pelo juízo da 4ª Vara Criminal de Sinop. Em dezembro passado, foi deflagrada a primeira fase, em que foram cumpridos 26 mandados judiciais de prisões preventivas, buscas, apreensões e sequestro de bens. Os policiais colheram provas da participação de outros envolvidos no esquema criminoso e identificaram “atuação sofisticada para a lavagem de dinheiro”. Também foi identificado que a droga enviada às regiões Sul e Sudeste era para abastecer a atuação de uma grande facção criminosa que atua na localidade.
Em setembro e outubro foram apreendidas, nos municípios de Porto dos Gaúchos e Juara (300 km de Sinop), duas cargas de cloridrato de cocaína que seriam enviadas a estados do Sudeste. O primeiro carregamento foi localizado no final de setembro, na zona rural de Juara, em um trabalho conjunto do Gefron, Polícia Militar de Sinop e da PRF de Sorriso. Os 500 quilos de cloridrato estavam enterrados em uma área próxima a uma pista clandestina de pouso.
Em continuidade à investigação, em 9 de outubro, a equipe flagrou um caminhoneiro, em Porto dos Gaúchos (250 km de Sinop) transportando uma carga com 456 quilos de cloridrato de cocaína, em um fundo falso da carreta conduzida pelo suspeito, que também faz parte do grupo criminoso investigado.
Com as informações apuradas na apreensão das cargas, a FICCO conseguiu chegar aos demais integrantes do grupo e representar pela concessão das medidas cautelares cabíveis.
A FICCO é uma força integrada e composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar e tem por objetivo realizar uma atuação conjunta e integrada no combate ao crime organizado no estado do Mato Grosso.
A informação é da assessoria.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.