A Polícia Civil deflagrou hoje, a Operação Novelo para cumprimento de 61 ordens judiciais de prisão, busca e apreensão contra uma organização criminosa envolvida em roubos, furtos e receptação de veículos automotores, além de crimes de estelionato e tráfico de drogas. As ordens judiciais são cumpridas em Cuiabá e Várzea Grande e também no Distrito Federal e Goiás,
Os mandados, sendo cinco de prisão temporária, oito de busca e apreensão domiciliar e 48 de busca e apreensão de veículos foram expedidos pela Sétima Vara Criminal de Cuiabá. A operação tem como alvo uma organização criminosa, que atua na prática de roubo de veículos e de cargas, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, estelionato (na modalidade conhecida como “golpe do OLX”) e tráfico de drogas em Mato Grosso, e que utiliza dezenas de veículos locados em Goiás para a prática dos crimes.
Nas investigações foram identificados o líder da organização criminosa e o seu braço direito. Segundo apurado, ele é sócio de uma empresa, sediada em Rio Verde (GO), e utilizava a entidade para locar veículos de duas locadoras no mesmo estado, sendo uma em Goiânia e outra em Rio Verde.
Em posse dos veículos locados, o suspeito repassava os automóveis para o seu comparsa na atividade criminosa, que ficava com a função de arregimentar criminosos para a prática de roubo e adulteração de veículos, roubo de cargas e para o tráfico de drogas.
Ainda nas investigações foram identificados outros envolvidos, que recebiam os veículos e atuavam na prática de diversos crimes, utilizando os carros locados como veículo de apoio, sendo o provento do crime remetido aos líderes da organização criminosa.