A secretaria estadual de Meio Ambiente informou, esta tarde, que o resultado da operação feita pela Sema, Força Tática da Polícia Militar e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) resultou na apreensão de oito tratores, um caminhão e uma motosserra usados em desmate ilegal. A fiscalização foi feita semana passada, presencialmente em 25 áreas da regiões Norte e Médio-Norte (lista dos municípios não foi detalhada), após alertas do sistema de monitoramento por satélites apontarem retirada de vegetação, com potencial de expansão da área desmatada.
Dois tratores e motosserra foram apreendidos e os demais inutilizado no local, garantindo que o dano ambiental não continue. Além da fiscalização terrestre feita pelas equipes, esta ação contou com o apoio do Ciopaer para sobrevoar de helicóptero as áreas e fiscalizar localidades de difícil acesso.
As operações ocorrem de forma permanente em todo o estado com base nos alertas que apontam com precisão qualquer mudança na vegetação. Os dados são cruzados com as autorizações emitidas pelo órgão ambiental, o que direciona as equipes para onde está ocorrendo o desmatamento ilegal.
Os alertas de desmatamento que orientam a fiscalização são emitidos pela plataforma de monitoramento da cobertura vegetal, que monitora todo o território estadual com imagens de alta resolução com satélites Planet. A ferramenta foi adquirida pela Sema, em 2019, com recursos internacionais do Programa REM Mato Grosso.
Nos últimos quatro anos, o investimento na prevenção e combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais chegou a R$ 180 milhões, com 27 mil alertas de desmatamento atendidos, 1,2 milhões de hectares embargados e R$ 5,2 bilhões em multas ambientais aplicadas, informa a secretaria estadual de Comunicação.