As ações de fiscalização realizadas pelo Núcleo de Policiamento Especializado do 9º Batalhão da Polícia Militar, no prazo de 10 dias, já resultaram na apreensão de quatro carretas carregadas com madeira. Em ação conjunta com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), na região de Brasnorte, os policiais localizaram mais 50 metros cúbicos de madeira.
No total, de acordo com o capitão José Carlos Rodrigues, foram 200 metros cúbicos de madeira de variadas espécies. Parte do material foi retirado de maneira ilegal de áreas de preservação permanente.
Ele explica que na tentativa de burlar a ação de investigação, muitos motoristas trafegam com uma guia florestal justificando metragem inferior a de que transportam. No entanto, cientes dessa modalidade de crime, os policiais realizam a aferição e constatam a fraude. O mais recente exemplo deste tipo de prática deu-se na tarde de ontem, na estrada Arquimedes Pereira Lima.
O motorista Anderson de Paula Silva, 35, teve a carga apreendida depois que a fiscalização constatou que ele transportava 36 metros cúbicos de madeira em pranchas e possuía uma guia florestal que especificava 27 metros. A carreta Volvo, placas GSV-7926, com placas de Minas Gerais, foi apreendida e encaminhada para Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema).