sábado, 26/outubro/2024
PUBLICIDADE

Nova desocupação de garimpo ilegal em MT terá participação de 500 profissionais

PUBLICIDADE

Representantes das forças de segurança estadual e federal se reuniram para traçar estratégias para o início da operação “Serra da Borda", em Pontes e Lacerda. A operação contará com aproximadamente 500 profissionais da Polícia Militar, Civil, Batalhão de Operações Especiais, Grupo Especial de Segurança na Fronteira, Ciopaer, cavalaria, Polícia Federal, Rodoviária Federal, Força Nacional, Exército Brasileiro e uma equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

O secretário de Integração Operacional, coronel Joelson Sampaio, informou que a operação está em execução desde o dia 12 deste mês com barreiras volantes e demais ações preventivas e repressivas. A expectativa é que a saída dos ocupantes seja pacífica. "Este encontro foi muito importante para que a Secretaria de Estado de Segurança Pública faça o ajuste fino da operação com o nível tático das forças. O objetivo é que saída aconteça de forma tranquila".

Sampaio explicou que as barreiras volantes permanecem até esta sexta-feira (15). No período de 16 a 18 deste mês vão acontecer as barreiras fixas, que não vão permitir a entrada de pessoas no local, porém, quem estiver na área poderá sair pacificamente levando o material. No dia 19, vai acontecer a desocupação total do garimpo e a partir do dia 20 as forças federais fazem a ocupação da área.

O subchefe de Estado Maior e coordenador da operação, coronel Paulo Serbija Filho, ressaltou que o cenário aponta para uma saída pacífica e ordeira. "Obtivemos sucesso na primeira desocupação e agora nossa estratégia é manter o resultado positivo. O cenário aponta para isso. A polícia está preparada para o trabalho".

O representante do Exército Brasileiro, major Paulo Fernandes da Hora, destacou que o órgão vai ajudar na manutenção da área. "Nossa missão é fazer o monitoramento e a vigilância da área após a desocupação".

A delegacia do município estará com a estrutura adaptada para receber denúncias nas esferas estadual e federal. A Polícia Federal montou um espaço para atender as demandas de competência do órgão. Após a total desocupação, equipes da Polícia Militar e do Exército Brasileiro ainda permanecerão na cidade e na propriedade.

No dia 13 de outubro do ano passado, o Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, para cessar qualquer atividade de extração mineral e a imediata saída dos ocupantes no garimpo ilegal.

No dia 10 de novembro passado foi realizada operação para retirada total dos garimpeiros, que após alguns dias, migraram para uma nova área próxima à Serra da Borda.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Acusado de ameaçar matar a própria mãe é preso pela Polícia Civil em Mato Grosso

Um homem autor de violência doméstica praticada contra a...

Operação ‘raio limpo’ apreende porções de drogas e 29 celulares em penitenciária de MT

A terceira fase da operação integrada “Raio Limpo”, deflagrada...

Menor tenta fugir de abordagem e acaba detido por direção perigosa em Sinop

A equipe de Polícia Militar apreendeu o adolescente, de...
PUBLICIDADE