Dos 176 novos aprovados no maior concurso da história da Polícia Oficial de Identificação Técnica (Politec), 17 peritos criminais foram desigandos para a região Norte, sendo 6 para Sorriso, 5 para Sinop, 4 para Alta Floresta, 4 para Peixoto de Azevedo além de 8 médicos legistas.
O coordenador da regional de Sinop, Igor Petrenko, informou ao Só Notícias que as novas contratações de peritos vão desafogar o trabalho da regional. “Atualmente, somos em 5 para atender todo o Nortão. Agora além de aumentar o número de peritos criminais em Sinop, com a destinação de profissionais para os municípios de Sorriso, Lucas e Peixoto, vamos evitar os longos deslocamentos e ter mais tempo para dar uma melhor assistência por exemplo em casos de acidentes graves sem vítimas fatais”, comemora.
O número de médicos legistas aprovados no concurso, em alguns municípios, foi menor que o número de vagas oferecidas. “No caso de Sinop, foram aprovados três, que substituirão os que estavam contratados. Sorriso receberá dois, Lucas do Rio Verde, Alta Floresta e Peixoto um. No caso de Colíder e Juara, onde havia uma vaga em cada município, não passou ninguém”, explicou Petrenko.
Mesmo assim, segundo ele, os novos profissionais vão contribuir muito para suprir a demanda por esses serviços na região Norte. Os aprovados passarão por um treinamento, que tem a finalidade de preparar os novos servidores para atuarem na perícia oficial e identificação técnica, conforme perfil institucional e legislações pertinentes, abordando temas referentes ao conhecimento da visão organizacional, missão e perfil da Politec, o desenvolvimento profissional e a formação técnico-científica dos novos peritos.
As aulas teórico-práticas terão duração de 264 horas para peritos e de 136 horas, para os cargos de médicos legistas . Com as novas contratações, a Politec do Estado tem agora 395 peritos.