Policiais civis de Apiacás (500 km de Sinop) detiveram quatro pessoas em flagrante por crime ambiental, entre eles, a extração ilegal de minério em um sítio na gleba Raposo Tavares, a aproximadamente 28 quilômetros da cidade, onde um grupo de pessoas estava explorando uma área de floresta em busca de ouro, sem permissão legal.
De acordo com o delegado Eugênio Rudy Junior, os quatro foram conduzidos à delegacia municipal de Apiacás onde foi lavrado o flagrante por crime ambiental, configurando destruição da natureza e lavra e extração de recursos minerais sem autorização. Eles foram autuados em flagrante pelos crimes de associação criminosa, destruição de floresta nativa, poluição de qualquer natureza e extração ilegal de recursos minerais.
Uma parte do sítio foi possivelmente invadida e foram encontradas uma casa de madeira e uma barraca. Os policiais localizaram ainda uma área desmatada e queimada. Ao questionar um dos homens que estavam no local, ele informou que há um garimpo próximo, onde foi constatada pela equipe da delegacia a extração ilegal de ouro, além de assoreamento do riacho.
No garimpo foram encontrados materiais usados na exploração de minério, entre eles uma draga de 4.0 polegadas, 30 metros de mangueira, canos e uma caixa para extração de ouro. Tanto o garimpo quanto os materiais são de um dos acusados presos.