O delegado municipal de Sinop, Luiz Henrique de Oliveira, pediu para a justiça decretar a prisão de Valdeir Liche Ribeiro Reis, 23 anos, principal suspeito do assassinato do garoto L.D.P, de 8 anos. A polícia também quer colocar na cadeia o pai de Valdeir, José Ribeiro dos Reis, e o tio dele, Roberto Ribeiro, suspeitos de ajudarem a esconder o corpo. O menino sumiu no último dia 3 e o corpo foi localizado no último dia 18, em uma represa de um sítio próximo a cidade de Juara (300 km de Sinop). O corpo estava amarrado em duas pedras e foi encontrado em estado avançado de decomposição. A principal hipótese da causa da morte é que o menino teria sido estrangulado, amarrado nas pedras e depois depositado na lagoa.
"Existe uma cadeia de indícios contra ele", disse o delegado Luiz Henrique, apontando que "Valdeir é vizinho da família da vítima e tem tendência a pedofilia, pois era sempre visto no meio de crianças. Também pesa contra ele o fato de ter sido visto pulando a cerca do sítio no dia do desaparecimento da criança. Testemunhas relatam que ele dizia que o "menino estava na represa".
A polícia suspeita de que Valdeir "tenha problemas mentais, no entanto, sabia exatamente o que estava fazendo". Para o delegado, o pai e o tio do acusado auxiliaram na ocultação do corpo.