quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Nortão: fraudes ambientais passam de R$ 3 milhões; 15 presos

PUBLICIDADE

O delegado municipal em Sinop, Luiz Henrique de Oliveira, disse, há instantes que também foi preso, na Operação São Tomé, um tabelião em Peixoto de Azevedo acusado de falsificar documentos de uma área, em União do Sul (130 km de Sinop) para, posteriormente, esquentar a extração ilegal de madeira, de áreas em Marcelândia, Claudia, União do Sul e demais cidades. O valor dos negócios feitos de forma ilegal passaria de R$ 3 milhões. Foi feito inventário falso das árvores da fazenda e os envolvidos conseguiram uma aprovação de retirada de 20 mil metros cúbicos em toras, o equivalente a 1, 2 mil caminhões. Fiscais do Ibama descobriram, inicialmente, a fraude ao comprovarem que as árvores não existiam no local. O crédito florestal aprovado serviu apenas para esquentar notas fiscais e guias florestais das madeiras retiradas de outras áreas em União do Sul, Marcelândia,

Dos 17 acusados, 15 foram presos. As investigações estão sendo feitas há 9 meses. A Polícia Civil ainda não divulgou a relação dos nomes dos que tiveram prisões temporárias (5 dias) decretadas pelo juiz José Zuquim Nogueira, de Cuiabá. Em Sinop, conforme Só Notícias antecipou, foram presos um advogado, um servidor da Sema, um empresário e também houve 3 prisões em União do Sul, uma em Marcelândia, outra em Peixoto de Azevedo. Outro empresário de Sinop foi pego no Paraná. 3 foram presos em Cuiabá e um Várzea Grande.

Os presos em Sinop prestarão depoimentos e vão para o presídio Ferrugem. O advogado deve ir para uma sala no Corpo de Bombeiros, a pedido da OAB.

A lista dos acusados que foram presos será divulgada esta tarde, pela Delegacia de Meio Ambiente, em Cuiabá, que centraliza a Operação. Uma fonte de Só Notícias na Polícia Civil informou alguns dos investigados que foram presos:

Antonio Ferreira Guedes – tabelião em Peixoto de Azevedo
Antonio Fernandes Alves Santos – Sinop
José Almir Melo – Sinop
Gilmar Aliberti (preso em Marechal Cândido Rondon)
Jakson Monteiro de Medeiros – analista ambiental da Sema em Sinop
Luiz Carlos de Melo (já estava preso em Sinop por outro crime )

Assista o vídeo

Leia ainda
Nortão: presos advogado, empresários e funcionário da Sema em operação estadual

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE