Policiais militares do Comando Regional 3 (sediado em Sinop), retornaram, nesta manhã, a Fazenda Tupã, a aproximadamente 25 quilômetros de Marcelândia, onde estão sendo retiradas várias pessoas acampadas no local, em cumprimento a uma ordem judicial para reintegração de posse para o proprietário da área. Até o momento, não foi confirmado quantas foram despejadas. Um levantamento extra-oficial indicaria que haveria 80 famílias na área, antes de ser iniciada a retirada.
A operação policial começou ontem à tarde. As primeiras famílias que saíram do local foram à câmara do município para o recebimento de alimentos e atendimentos.
A presidente da Associação dos Agricultores Rurais Terra da Gente, Darlene de Souza Pires, relatou, ontem à noite, que houve disparos, mas não foi confirmado pelos militares. Não houve feridos. Os policiais afirmaram, ainda, que algumas famílias resistiram a retirada e colocaram fogo em três pontes que dão acesso a fazenda e também em áreas de pastagens e de mata.
Conforme Só Notícias já informou, são cerca de 80 famílias envolvidas e que ocupam, há cerca de 10 anos, a área. Eles cobram do Incra que sejam destinados locais para assentá-las.
Leia ainda
Nortão: PM retira famílias de fazenda e pontes foram queimadas