Nas 19 delegacias instaladas na região de Sinop foram concluídos mais de 380 inquéritos policiais durante o primeiro mutirão, realizado pela Polícia Civil, este ano, no Estado, entre os dias 28 de maio a 1º de junho. No período, também foram abertos 336, finalizados 149 TCOs e iniciados 183, além de 73 atos infracionais instaurados e 86 finalizados. “Esse resultado foi positivo graças aos novos escrivães. A chegada deles melhorou na produtividade. A tendência agora é só aumentar”, analisou a delegada regional Maria Antonia Soares, através da assessoria.
Em todo Estado, no período, foram enviados à justiça quase 3 mil procedimentos policiais. A força-tarefa, determinada pela diretoria de interior, instaurou 2,5 mil procedimentos, entre inquéritos, termos circunstanciados de ocorrências e atos infracionais, sendo finalizados 2.948. As unidades policiais encaminharam aos Fóruns 1.497 inquéritos, 1.140 TCO e 311 atos infracionais, além da instauração de 1.141 inquéritos, 1.008 TCO e 351 atos infracionais.
De acordo com o diretor de interior, Aldo Silva da Costa, o mutirão é realizado duas vezes no ano, para por em dia os procedimentos policiais existentes nas delegacias, cumprindo diligências, finalizando investigações e instaurando inquéritos e TCO”s.”O objetivo é reduzir a demanda reprimida de inquéritos policiais”, destaca.
Com a entrada dos novos delegados, o diretor espera realizar pelo menos quatro mutirões no próximo ano. “Todos os anos temos mais procedimentos instaurados do que concluídos. Isso ocorre porque no interior as delegacias têm muito atendimento ao público e as autoridades policiais, devido à sobrecarga, têm menos tempo para finalizar os procedimentos. Muitos acabam relatando os inquéritos em casa”, pontuou.
Participaram do mutirão as delegacias das regionais de Água Boa, Alto Araguaia, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Diamantino, Pontes e Lacerda, Sinop, Juína, Porto Alegre do Norte, Rondonópolis e Tangará da Serra, informa assessoria.