O secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, anunciou nesta tarde, em Sinop, após se reunir com lideranças políticas e a cúpula da polícia, a implantação do Gabinete de Gestão Integrada municipal, que tem como objetivo principal buscar a integração entre os órgãos de segurança e canalizar mais investimentos federais. Inicialmente, será implantado em Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde, mas segundo o secretário, a meta é instalação em todo o Estado. “É uma premissa necessária. Estamos entrando no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidania (PRONASCI). Para que consigamos buscar recursos do Pronasci destinados a segurança do municípios, é necessário que tenham seus gabinetes de gestão integrada”, disse.
Só deste programa, o Estado recebeu ano passado mais de R$ 30 milhões para atividades de prevenção, repressão, ostensividade, inteligência, capacitação e modernização das atividades e programas de trabalho.
O primeiro benefício para o município seria é a instalação de câmeras de vigilância, proposto pela prefeitura. “Esse é um dos projetos principais que temos em Brasília, no Pronasci e, inclusive, já conseguimos um projeto destes viabilizado para Rondonópolis”, disse Curado, explicando ainda que através do GGI serão viabilizadas também verbas para implantar bases comunitárias, trabalhos de cidadania. “O Pronasci tem mais de 90 linha de ações, então é só identificar as linhas boas para o município e fazer o projeto”, aponta.
O GGI é um órgão deliberativo e executivo que deve ser coordenado por responsável indicado em reunião entre representantes da segurança pública, após assinado pelo prefeito o decreto de criação do gabinete. Este coordenador será responsável pelas reuniões e decisões tomadas pelo GGI. “Na verdade, o GGI reúne e vê quais são os problemas na área de segurança, e delibera as ações”, finalizou. Sorriso e Lucas do Rio Verde também terão gabinetes instalados nesta sexta-feira.
Curado também foi cobrado por lideranças locais para serem intensificadas ações de segurança para diminuir a criminalidade em Sinop. Constantemente são registrados assaltos a mão armada, roubos de motos e, nos últimos 40 dias, foram 6 homicídios no município. O encontro em Sinop foi na câmara municipal e participaram o prefeito Juarez Costa, o presidente da câmara, Mauro Garcia, o deputado Dilceu Dal Bosco (que articulou o encontro), o promotor Marcos Bulhões, o presidente do conselho de segurança, Carlos Henrique Fonseca, comandantes da PM, bombeiros e delegados, além de lideranças de bairros e entidades.
(Atualizada às 08:22h em 20/02)