Policiais rodoviários federais da unidade de Nova Santa Helena abordaram um Scania 440, com placas de Sana Catarina e prenderam o motorista A.B., 33 anos, pelo porte de 72 comprimidos de anfetamina.
No semirreboque do veículo, havia um adesivo com a inscrição "Galera do pó de Lucas do Rio Verde" gerando a suspeita de que o condutor portava algum ilícito.
Questionado pelos policiais, o motorista afirmou que a palavra "pó" era referência à carga de cimento que o veículo costuma transportar. Entretanto, em fiscalização minuciosa no interior da cabine, os policiais encontraram os comprimidos do medicamento.
Trata-se de uma anfetamina inibidora do sono, utilizada por alguns motoristas para que suportem passar horas consecutivas sem dormir. O motorista foi preso e confessou que utiliza "rebite" para prolongar as horas ao volante.
A polícia alerta para o aumento dos riscos de acidentes envolvendo motoristas que utilizam essas substâncias, colocando em risco a vida do caminhoneiro e dos demais usuários da via. As apreensões deste tipo de droga cresceram muito neste ano. Em 2012, foram 49 comprimidos, em 2013 foram 15 e neste ano, já totaliza 131 comprimidos de anfetaminas apreendidos.