Dois índios baleados e quatro policiais federais feridos a flechadas: este foi o saldo do confronto, hoje, na aldeia Teles Pires, perto de Alta Floresta, entre índios da etnia Mundurukú e policiais -da Operação Eldorado- que entraram na aldeia para destruir balsas e dragas usadas na extração ilegal de ouro. Os dois indígenas, ainda não identificados, foram socorridos no início da tarde e estão no Hospital de Alta Floresta. Um está em estado grave e vai para o Hospital Regional em Cuiabá para ter atendimento em UTI. Os policiais receberam atendimentos mas não foi informado o estado de saúde deles. Inicialmente, não correm risco de morte.
O coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Alta Floresta, Clóvis Nunes, informou ao G1, que o conflito pode ter sido motivado porque os indígenas não querem o fim do garimpo na aldeia “no leito do rio. Muitas dragas e balsas atuam na região e os índios recebem uma porcentagem dos lucros obtidos pelos garimpeiros”, disse.
Ao Só Notícias, Clóvis disse que o estado de saúde “dos dois índios baleados é grave. Um idoso de 70 anos está com uma bala alojada próximo ao pulmão e corre o risco de ter amputado o braço direito. A informacão é que pela manhã desta quinta-feira os dois sejam transferidos para o Hospital Regional de Sorriso”, emendou.
Só Notícias apurou que uma equipe da Polícia Federal foi desginada, esta tarde, pela superintendência, para ir ao Nortão e prestar apoio para os policiais que estão na operação. Cerca de 10 policiais federais embaracaram esta noite de Cuiabá. O reforço será também de policiais de Sinop e do Batalhão de operacões especiais (BOPE) da capital.
A operação foi desencadeada para acabar com garimpos clandestinos que, além de extraírem ouro de forma ilegal, estão causando sérios prejuízos ao meio ambiente. Houve mais de 16 prisões em Mato Grosso e outros 3 Estados desde ontem quando a operação iniciou.
(Atualizada às 21:58h)
Leia ainda
Extração ilegal de ouro em MT teria movimentado R$ 150 milhões
PF prende 2 empresários em MT ligados a extração ilegal de ouro
Operação da PF desarticula quadrilha de extração de ouro em MT