PUBLICIDADE

Nortão: 200 agentes federais “retomam” área de garimpo ilegal

PUBLICIDADE

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA) em operação conjunta com a Força Nacional, Exército e Polícia Federal retomaram, ontem, uma área na região de Nova Bandeirantes (389 km de Sinop), onde funcionava garimpo ilegal. 200 agentes federais com apoio de cinco helicópteros participaram da ação, de acordo com o superintendente do Ibama em Mato Grosso, Ramiro Martins, que em entrevista ao Só Notícias, classificou a atuação como uma “operação de guerra”.

Cerca de 100 pessoas que estavam na área, no momento da ação, estão sendo ouvidas desde ontem. O principal objetivo agora, de acordo com o superintendente, é saber realmente, quem “são os verdadeiros cabeças” que comandavam a exploração no local, que fica próximo a divisa do Parque Nacional Juruena. “Nós já vinhamos investigando há algum tempo, e há indícios, inclusive de exploração ilegal dentro do parque”, destacou.

Ramiro informou que ainda não há como precisar o total da área explorada e os prejuízos da devastação. “Ainda vamos fazer o levantamento, porque ainda vamos instalar internet no local, colher os depoimentos”. Ele esclareceu que as pessoas que estão sendo ouvidas não estão detidas, mas responderão por crime ambiental. O total de materiais apreendidos não foi mensurado, mas são na maioria tratores e motores, que eram utilizados na atividade ilegal.

O superintendente declarou que todo o material apreendido ainda está na área ilegal, porém, deve ser encaminhado inicialmente para Nova Bandeirantes. “Com o apoio logístico do Exército, que antes estava em Sinop e depois foi para Alta Floresta. Depois de Nova Bandeirantes, dependo de logística e da quantidade de materiais, vamos avaliar para onde encaminhá-los”, afirmou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE