PUBLICIDADE

MutumGAP é destaque em seminário internacional em São Paulo

PUBLICIDADE

O prefeito de Nova Mutum, Lírio Lautenschlager participou, em São Paulo, do seminário internacional "Oportunidades de Mercado para Biomassa e Biocombustíveis Sustentável" e foram discutidas as diretrizes práticas para atender aos requerimentos do mercado através da certificação, e o município foi destacado como modelo no desenvolvimento de ações para a certificação da biomassa sustentável, através do projeto Mutumgap.

Lírio explanou sobre as ações que estão em curso no projeto, a exemplo dos pilotos nas fazendas Mutum e Melina. Ele falou sobre a importância do município iniciar uma adequação voluntária para atender aos padrões de certificação de bicombustíveis, dentre eles o ISCC. Em 2011 deverá ser aprovado o pacote de leis que estabelecem regras claras para a venda de biomassa e biocombustíveis em 27 países da União Européia – UE. A certificação da soja e etanol que servirão como base para os bicombustíveis, serão exigências mínimas.

A Alemanha foi o primeiro país da UE a aprovar um conjunto de leis sobre biocombustíveis sustentáveis e a oferecer um padrão voluntário de certificação, e que deverá também ser aprovado para todo o grupo. "O padrão ISCC, da qual nos tornamos membros, é muito importante para o nosso projeto. Para que o produtor conquiste e mantenha mercados de alto valor, terá que entregar produtos e serviços de confiança, utilizando ferramentas de certificação. Queremos agregar valor à produção utilizando normas de certificação com padrão internacional", explicou o prefeito.

O prefeito esteve acompanhado de parceiros do projeto Mutumgap e produtores locais, como a Bioauto, empresa sediada em Nova Mutum, que produz pinhão manso e que iniciará a certificação da soja e do pinhão manso dentro do projeto do município.

Lírio também se reuniu com Volker Niklahs, conselheiro para Alimentação, Agricultura e Defesa do Consumidor, da embaixada da República Federal da Alemanha. Volker, que esteve presente no evento, destacou a iniciativa de Nova Mutum e agendou a vinda, em 2011, de uma comitiva de empresários alemães, do setor do agronegócio, para ver de perto as oportunidades que o município oferece, bem como, o projeto de certificação Mutumgap.

Fechando a agenda em São Paulo, o prefeito esteve reunido com a gerência de Sustentabilidade da Bayercropscience e com a Mitsubishi Corporation do Brasil S/A, divisão alimentos e químicos, onde foram apresentadas as linhas gerais do projeto de certificação do município e definida a forma de participação dessas empresas no projeto.

Estiveram presentes no evento representantes do setor produtivo, indústrias, tradings, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a delegação da União Européia no Brasil, que explanou sobre a política da UE para promover energias renováveis e os sistemas sustentabilidade para biocombustíveis e biolíquidos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE