Mato Grosso é um dos estados habilitados a captar pouco mais de R$ 1 milhão para as ações necessárias à implementação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (SINESP). A portaria autorizando o protocolo de projetos específicos, para aquisição de computadores, servidores de rede e também licenciamento de softwares, foi publicada hoje.
A portaria aponta que o objetivo com o sistema é a promoção da alimentação e qualificação das informações e dados estatísticos referentes à segurança pública, alcançando todas as áreas cobertas pelas polícias civis. Os equipamentos adquiridos devem ser utilizados, preferencialmente, para auxiliar o registro de ocorrências policiais, principalmente de boletins de ocorrência, termos circunstanciados de ocorrência e inquéritos policiais.
Os critérios para estabelecimento dos valores consideraram o número de delegacias existentes nos entes federados, o total de áreas cobertas na coleta de dados das polícias civis, a existência ou não de consistência nas informações referentes a homicídios e taxa de homicídios. Ao todo, R$ 20 milhões foram distribuídos entre Mato Grosso, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe.