Mato Grosso é apontado como o 3° estado com maior incidência de mortes envolvendo bancos, neste ano, até o mês de setembro, segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/Cut) e da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV). Conforme a pesquisa, três mortes foram registradas no Estado.
Goiás divide a posição com Mato Grosso, enquanto São Paulo aparece em 1°, seguido do Rio de Janeiro. No país, 38 pessoas foram mortas em assaltos à bancos, média de 4,2 mortes por mês até setembro. Esse número é superior ao mesmo período do ano passado, quando 18 mortes foram registradas, sendo que 23 foi o total registrado no ano de 2010. Segundo a pesquisa, a maior incidência de morte está relacionada com a “saidinha de banco”. As vítimas são clientes, vigilantes e policiais.
O presidente do Sindicato dos bancários do Estado (Seeb-MT), Arilson da Silva, disse que os bancos não priorizam a segurança dos clientes e bancários. A categoria reivindica a instalação de biombos, vidros blindados nas fachadas, instalação de câmeras com alta definição de segurança dentro e fora do prédio e porta giratória com detector de metal logo na entrada da agência, entre outras medidas.