O Ministério Público do Estado estuda a possibilidade de pedir a prorrogação do concurso público do governo do Estado, que tem hoje o último dia de inscrições para candidatos pagantes. A medida está entre as hipóteses analisadas pelo promotor Alexandre Guedes em razão das denúncias recebidas de candidatos que não conseguiram efetuar as inscrições, após diversas tentativas durante a semana. A decisão será tomada na segunda-feira. "Não sei ainda quais medidas vou tomar, ainda preciso filtrar estas denúncias".
Foi apenas uma semana de oportunidade para a população de Mato Grosso e outros estados pleitearem uma das vagas oferecidas. Na sexta-feira, o promotor recebeu várias denúncias tanto de candidatos isentos quanto de pagantes que tentaram por diversas vezes concluir o acesso ao site da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), www.unemat.br, sem sucesso. Entre as reclamações está a lentidão do processo, que já no primeiro dia teve o site travado por falta de capacidade no sistema, com 30 mil acessos por minuto. Quem procurou os postos disponíveis com internet gratuita para inscrições de isentos voltou para a casa sem concluir o objetivo, o que gerou inúmeras reclamações. "Não sei se o problema foi o período curto para as inscrições ou o sistema para as candidaturas, preciso analisar".
A corrida foi tão grande que a coordenação do concurso fez, durante a semana, vários reparos no portal, sendo o último deles na sexta-feira à noite, com o acréscimo de 30% do aumento da capacidade de acesso.
Descartada – A Secretaria de Estado de Administração (SAD) descarta a possibilidade de prorrogação do prazo para inscrições. Até o final da manhã de sábado, tinham sido computadas 237.121 inscrições, sendo 111.636 de isentos, o que representa cerca de 60% do total. O pagamento do boleto bancário pode ser feito até amanhã em qualquer agência bancária, caixa eletrônico, loterias ou agências dos Correios. Para os candidatos que irão concorrer às vagas ofertadas para a Agência Estadual de Regulação (Ager) as inscrições vão até a quarta-feira (12), pelo mesmo site.
Ainda conforme a SAD, o número de acessos no sábado continuou alto. Foram 60 mil visitas por minuto, mas a expectativa era de que os problemas com conclusão e envio de dados ao sistema fosse menor em razão da diminuição da procura, já que os pagantes representam um percentual menor dos candidatos interessados.