PUBLICIDADE

MP ajuiza ação cobrando mais soldados da PM

PUBLICIDADE

Apenas cinco policiais estão atuando diariamente na Companhia da Polícia Militar do município de Campo Novo dos Parecis. Por conta do número reduzido do efetivo, os moradores do distrito Marechal Rondon, situado a aproximadamente 45 Km da cidade, estão sem os serviços de segurança pública. O único destacamento da PM que existia na comunidade foi desativado no início deste ano. Para reverter esta situação, o Ministério Público teve que ingressar com ação civil pública contra o Estado de Mato Grosso.

De acordo com o promotor de Justiça que atua no município, Luiz Augusto Ferres Schimith, as lideranças da comunidade entraram em contato com as autoridades competentes para resolver o problema extrajudicialmente, mas não chegaram ao consenso. Enquanto isso, a população reclama que o número de ocorrências vem crescendo consideravelmente. "Em depoimento ao Ministério Público, a própria polícia admitiu que o Distrito Marechal Rondon é rota de fuga de bandidos, assaltantes e criminosos", ressaltou o promotor de Justiça.

Segundo ele, para a reativação do referido destacamento, conforme informações técnicas prestadas pelo Capitão PM Lupércio Cabral Santos, seria necessária a designação de seis policiais e a disponibilização de uma viatura, quatro revólveres, duas pistolas e um fuzil. "Para realizar o policiamento ostensivo e preventivo, a polícia necessita, evidentemente, de condições mínimas tanto de pessoal quanto material. É inadmissível esta situação imposta à comunidade do Distrito Marechal Rondon", reclamou Schimith.

De acordo com informações obtidas pelo Ministério Público, a Companhia da PM de Campo Novo do Parecis possui 18 policiais militares. Desses, três foram designados para promover a segurança do fórum. Dos 15 restantes, um atua na parte administrativa, três ficam no plantão e o restante está em férias, licença ou fora da escala de serviço (folga). O município de Campo Novo dos Parecis possui 25.202 mil habitantes. A população do Distrito Marechal Rondon é composta por aproximadamente 1.200 pessoas.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE