Um caminhoneiro de 40 anos, motorista da transportadora vítima do furto de combustível, e um homem de 29 anos, foram presos pela Polícia Civil, hoje, no município de Confresa (1.160 km a nordeste de Cuiabá) com 3,8 mil litros de Diesel S10. O combustível foi apreendido uma residência utilizada para estocar o combustível.
Após receber a denúncia, as equipes da Polícia Civil e da fiscalização ambiental da Sema, foram até o endereço, no bairro Jardim do Edem, e de longe perceberam forte odor de combustível. “Da fresta do portão da casa foram avistados vários contêineres, uma pequena bomba 12 volts e duas baterias, possivelmente usada para retirar o líquido dos contêineres”, informou a Polícia Civil, através da assessoria.
Logo em seguida o morador chegou e afirmou ser o responsável pelo combustível, bem como autorizou a entrada no local. Entrevistado, ele apresentou diversas versões sobre a origem e destino do combustível. No entanto, segundo a polícia, acabou revelando que comprava do motorista da transportadora de combustíveis, e havia acabado de adquirir 500 litros de Diesel S10, pelo valor de R$ 3,5 por litro.
Os policiais entraram em contato com a empresa transportadora, sendo informados que o caminhão deveria estar na região de fazendas do município de Canabrava do Norte, fazendo entrega de combustível. Após consulta pelo rastreador do referido veículo, constatou-se que o caminhão estava próximo de Porto Alegre do Norte, razão pela qual os investigadores passaram a diligenciar e localizaram o caminhão transitando por uma estrada de chão.
Ao ser abordado, o motorista assumiu que vendeu o óleo diesel pelo valor de R$ 3,5, sendo a segunda vez que praticou o desvio do combustível. Em seguida o suspeito foi detido para esclarecimentos. O caminhoneiro conduzido foi interrogado e autuado pelo crime de furto. O segundo envolvido responderá por receptação e crime ambiental (produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto, ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana, ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas).