A Polícia Civil de Vila Rica promoveu, na última sexta-feira, a qualificação, identificação e cadastro de pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas do município. A ação fez parte da operação Brasil Central Seguro, deflagrada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). No trabalho, cerca de 20 pessoas que vivem nas ruas ou em locais abandonados, em situação de alcoolismo e de dependência química foram identificadas e cadastradas pela equipe da delegacia de Vila Rica.
A idealização do projeto partiu do delegado Gutemberg de Lucena Almeida, durante uma reunião gerencial com policiais, de forma a possibilitar maior efetividade no controle da criminalidade. Na última segunda-feira, um andarilho foi morto por outro morador de rua após uma discussão por bebidas. O suspeito foi identificado e preso em flagrante pelo crime. “A identificação e o cadastramento dessas pessoas em situação de vulnerabilidade é uma ação preventiva que visa, entre outros fatores, ajudar a atuação da Polícia”.
Após todo o procedimento, a Polícia Civil encaminhou os dados para Secretaria de Assistência Social do município para encaminhamento e atendimento necessários. Segundo Gutemberg, as ações de identificação e cadastramento serão permanentes no município.