O presidente estadual do PSB e prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, considera que é positiva a situação do partido, após o fim da janela para novas filiações partidárias, embora a sigla tenha perdido cerca de 10 prefeitos e o deputado federal Valtenir Pereira, que foram para o PROS). Mauro salientou que importantes lideranças do Estado agora fazem parte do palanque socialista. "Tivemos a entrada do senador Antero Paes de Barros, do secretário Carlos Brito, ex-PSD e importantes lideranças de Cáceres, Jaciara, Querência, Confresa, além de outros municípios".
Para o presidente do partido, o trabalho com vistas às eleições de 2014 está focado no fortalecimento das bases eleitorais e na construção de candidaturas viáveis à Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Senado. "Sem contar que temos nosso pré-candidato a presidência, Eduardo Campos, que recebeu o apoio de Marina Silva".
Atualmente, o PSB conta com apenas um deputado estadual, Luciane Bezerra (PSB), que está licenciada da AL. "Tenho a convicção de que aqueles que ficaram e mais os que vieram farão o partido ser ainda mais forte".