Mato Grosso registrou 93 ataques a instituições financeiras nos últimos dois anos. O levantamento esta no 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, organizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 52 assaltos foram constatados em 2011 e outros 41 ano passado. O decréscimo contabilizado foi de 21,1%. Os dados de janeiro a outubro deste ano não foram fornecidos. A taxa para cada 100 mil habitantes no período passou de 1,7 para 1,3.
O levantamento não aponta mortes em confrontos ou valores levados. No entanto, um casos de maior repercussão registrado no Norte do Estado, em Marcelândia, quando um grupo de bandidos invadiu o Banco do Brasil, dia 9 de outubro. Três morreram em confronto com policiais na mata para onde fugiram. Foram apreendidas armas como submetralhadora e pistola além, de R$ 7 mil.
Os dados no estudo foram obtidos a partir do Sistema Nacional de Estatísticas em Segurança Pública e Justiça Criminal, Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Ministério da Justiça; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
No país, o número de ataques a bancos registrados foi de 42.482 em 2011. Em 2012 passou para 50.671, com média para cada 100 mil habitantes saltando de 21,1 para 26,1.