PUBLICIDADE

Mato Grosso lidera estatísticas de assalto a bancos no país

PUBLICIDADE

Mato Grosso lidera uma estatística preocupante: é o estado com o maior número de assaltos a caixas de banco. A Polícia registrou até agora 109 ataques a caixas eletrônicos. Os bandidos invadem prédios públicos, empresas, prefeituras e universidades atrás do dinheiro depositado nos caixas. Os crimes também se multiplicam sobre as próprias agências. Somente este ano, de acordo com o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso, foram 16 assaltos com reféns. E o que é pior: o índice de captura dos criminosos muito aquém.

Agora no mês de dezembro, dois grandes assaltos aterrorizaram bancários e clientes de duas agências bancárias localizadas no interior do Estado: um em Campo Novo dos Parecis e outro em Denise. Nos dois, calcula-se que mais de R$ 3,3 milhões foram levados pelos bandidos, que ainda deixaram rastros de prejuízos para a população. Carros de clientes utilizados na fuga foram abandonados e incendiados

São várias quadrilhas, várias pessoas. Hoje é realmente alta e muito pulverizada. Podemos ver até cinco ações entre tentativas e ações efetivas, o que demonstra, realmente, a existência de várias quadrilhas” – diz a a delegada Ana Cristina Feldner. Este ano, mais de 300 pessoas foram investigadas por suspeitas de envolvimento nos crimes. “É necessário rigor e o combate eficaz de todas as forças do estado, de todos os membros que representam as forças repressivas do estado” – ela diz.

A questão dos assaltos a agências bancárias estará em discussão nesta sexta-feira, numa nova reunião entre o Sindicato dos Bancários e a Secretaria de Segurança Pública. “Solicitamos essa reunião, porque sabemos que existe a necessidade de que haja um comprometimento conjunto de todas as esferas públicas sociais, para se colocar um fim a essa onda de terror que tomou conta do ambiente bancário em Mato Grosso”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários, Arilson da Silva.

A grande maioria dos assaltos a caixas eletrônicos são filmados pelos sistemas de segurança. Num deles, mostrado pelo “Bom Dia Brasil” da TV Globo, nesta sexta-feira, mostra dois homens entram com mochilas nas costas. “Parecem clientes. Eles arrastam um balcão e improvisam uma barreira para evitar que da rua alguém veja o que acontece ali dentro. O criminoso retira da mochila um maçarico e começa a perfurar o caixa eletrônico. O comparsa fica o tempo todo no celular, ele conversa com um bandido que está do outro lado da rua. O grupo monitora se alguém se aproxima” – explica.

Outro vídeo mostra os bandidos armados de metralhadora e encapuzados. Eles estão em quatro. Aterrorizaram funcionários de uma das maiores universidades de Cuiabá. Roubaram os caixas eletrônicos. Na fuga, deixaram uma das armas usadas no crime. Em outro local houve uma tentativa de assalto. Os bandidos estavam perfurando uma chapa de metal quando a polícia chegou. Eles reagiram e houve troca de tiros. Os clientes ficaram do de fora e tentaram se proteger. As marcas da violência ficaram registradas com as marcas das balas.

Nos últimos meses, os bancários voltaram a reacender a necessidade de criar leis que regulamentem a obrigatoriedade de investimentos por parte dos bancos e ao mesmo tempo, que passe a existir ações ostensivas dos órgãos de segurança do Estado contra o grande número de assaltos a bancos, arrombamentos a caixas eletrônicos e repressão às denominadas saidinhas de banco.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE