Os 14 condutores foram presos por dirigirem sob efeito de álcool, neste final de semana, durante a operação Lei Seca, que ocorreu na avenida Blumenau. Foram fiscalizados 310 veículos pelas equipes da Polícia Militar, Guarda Municipal de Trânsito, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e do Detran.
A operação, articulada por meio da parceria entre forças do Estado e da prefeitura, via secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, conta com o aval do Gabinete de Gestão Integrada e tem um objetivo de reduzir acidentes, evitar mortes e sensibilizar condutores sobre o fato de que conduzir veículo depois de beber é assumir o risco de provocar um acidente.
Ao todo, foram feitos 108 testes de alcoolemia e o resultado mostrou que, dos testados, 38 apresentaram álcool no organismo. Dentro deste grupo, 14 foram detidas por estar com nível igual ou superior a 0,34 de álcool por litro de ar alveolar, o que configura crime de trânsito, conforme o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro . Quando este volume é igual ou menor que 0,33, é configurada infração de trânsito, conforme o artigo 165, do Código de Trânsito Brasileiro, realidade de 24 dos condutores abordados.
“Voltamos a pedir que as pessoas não se arrisquem a conduzir veículos depois de terem ingerido álcool, pois isso pode colocar em risco não apenas a vida do condutor, mas também de quem estiver no veículo ou de terceiros ”, destaca o titular da Semsep, José Carlos Moura, reiterando que a mudança de comportamento é indispensável para a promoção de um trânsito mais seguro.