A Polícia Civil de São Paulo prendeu o homem considerado um dos maiores assaltantes de banco da história. O mato-grossense Rolídio Brasil de Souza Gama, 42 anos, o “monstro”, foi recapturado no litoral Norte de São Paulo, passando férias com a família. Natural de Barra do Bugres, ele tinha contra si mais de 45 mandados de prisão, fruto de mais de 50 assaltos praticados em cidades paulistas.
Segundo os policiais que investigaram o paradeiro de Gama, a ação era concentrada na cidade de São Paulo e em alguns municípios do interior. Embora tenha nascido em Mato Grosso, ele não possui ficha criminal no Estado, conforme os registros da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO). Desta forma, também não responde a nenhum processo no Estado.
O primeiro registro policial dele data de 1991, quando ele teria assaltado uma lanchonete na cidade de São Paulo. A partir daí, passou a concentrar as ações em bancos e carros forte. O apelido teria sido dado por conta do comportamento violento.
Nos últimos anos, a quadrilha liderada por ele foi responsável por alguns dos maiores assaltos do tipo já praticados. Em apenas uma ação, estima-se que o bando tenha roubado quase R$ 40 milhões. Ele era considerado foragido da Justiça desde 2007, quando fugiu do regime semiaberto que cumpria na Penitenciária do Tremembé (SP).