Oitenta presos foram transferidos, esta manhã, de Lucas do Rio Verde para Cuiabá. Dois ônibus estão em frente à cadeia esperando o embarque dos reeducandos. Não foi informado para qual presídio irão. Um forte esquema de segurança e escolta acompanhará a remoção. A maioria dos transferidos é condenada por crimes diversos – homicídio, tráfico, dentre outros. Os nomes não foram divulgados. Há cerca de 180 detentos e a unidade está com o dobro de sua capacidade.
A decisão de “desafogar” a cadeia de Lucas é da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Esta semana, o secretário adjunto de Administração Penitenciária, José Antonio Chaves, esteve na cidade e constatou a superlotação, também apontada e cobrada pelo Ministério Público e Conselho de Segurança, além da prefeitura.
Houve várias tentativas de fugas nos últimos meses em Lucas do Rio Verde. Além de pequena e com estrutura frágil, a cadeia está no centro da cidade. Prefeitura, Estado e iniciativa privada firmaram convênio para construir a nova cadeia, com capacidade para 150 pessoas. As obras podem começar neste semestre. Inicialmente, R$ 1,3 milhão serão investidos.
(Atualizada às 18:01h)