Cinco pessoas já foram presas pela Polícia Civil, acusadas de uma série de crimes em propriedades na região da Gleba Inhandú, em Novo Mundo (270 km de Sinop). Entre eles está o líder do acampamento sem terra João Francisco de Paulo (conhecido por João Barbudo) e Alceu Tadeu Cordeiro de Meira (Tiozinho), presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. Todos tiveram a prisão temporária de 30 dias decretada.
A confirmação foi feita pelo delegado regional de Alta Floresta, Josué de Jesus, que coordena as investigações. Segundo ele, os acusados foram indiciados por tentativa de homicídio qualificado, tortura, roubo, furto, porte ilegal de arma, ameaça e formação de quadrilha. Outros cinco mandados devem ser cumpridos.
Josué disse, ao Só Notícias, que o principal objetivo dos bandidos é amedrontar os fazendeiros para que abandonem suas propriedades, além de roubar. O último caso ocorreu no dia 15. Cinco pessoas foram baleadas em uma emboscada. A caminhonete em que estavam foi ‘peneirada’ quando chegavam na sede da fazenda, que tinha sido assaltada minutos antes, pelo mesmo grupo. Os disparos atingiram de raspão as vítimas.
Entre os envolvidos também estão alguns integrantes dos sem terra. Josué acredita que os bandidos se aproveitam de conflitos fundiários na região para cometerem os crimes.