A juíza Débora Roberta Pain Caldas condenou Valdemir Geraldo Martins, 32 anos, um dos envolvidos em uma tentativa de latrocínio, ocorrida em janeiro de 2010. A magistrada sentenciou o réu a 13 anos e quatro meses de prisão pelo crime. A vítima, uma adolescente de 14 anos, foi atingida por um disparo de arma de fogo na cabeça e chegou a ficar com a bala alojada, precisando passar por um procedimento cirúrgico em Cuiabá.
Conforme o depoimento das testemunhas, a família havia acabado de chegar em casa, localizada na rua dos Canários, no Jardim Nossa Senhora Aparecida, quando os criminosos aproveitaram o portão aberto. Valdemir, conforme a denúncia, ficou do lado de fora e o comparsa entrou na casa, anunciando o assalto.
O avô da vítima reagiu e o comparsa de Valdemir acabou efetuando um disparo, que atingiu o rosto da adolescente. A garota disse que, por causa da lesão causada pelo ferimento, ficou dois anos sem poder frequentar a escola. Afirmou também que ficou traumatizada e não conseguia sair de dentro de casa.
Para a magistrada, Valdemir, mesmo não tendo entrado na casa, “como participou ativamente na empreitada criminosa, dando cobertura ao executor direto, no lado externo da residência, inclusive prestando auxílio na fuga”. Débora fixou a pena em regime fechado, porém, deu ao réu o direito de recorrer em liberdade, uma vez que ele não estava preso.