O comandante Geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Osmar Lino Farias, determinou a reintegração dos soldados PM Aline Núbia Ferreira de Araújo, Geovane Xavier do Nascimento e Allan Revelino da Silva, excluídos da corporação, em 2009, pela acusação de agirem de forma contrária as normas que regem a instituição. A determinação foi publicada em Diário Oficial que circula hoje.
O motivo pelos quais os militares foram excluídos, na época, não foi destacado nas publicações, porém, segundo a Gazeta Digital, o trio teria participado no movimento por reajuste salarial dos praças (cabos, soldados e sargentos), em abril de 2007. O protesto ocorreu no 1º Batalhão, em Cuiabá, e foi organizado pelas mulheres da Associação das Famílias Milicianas, durante a aprovação do reajuste salarial pela Assembleia Legislativa apenas para os oficiais. Aline foi reintegrada ao 1º batalhão, Geovane ao 9º e, Allan ao 10º batalhão, todos do Comando Regional 1, em Cuiabá.
Conforme Só Notícias informou, muitos militares investigados em diferentes crimes e que agiram de forma contrária as normas da instituição foram expulsos neste ano. Eles podem recorrer da decisão judicialmente. Um excluído neste ano já conseguiu reverter a situação.