O ginásio Municipal de Esportes de Jaciara recebeu mais de 800 estudantes que vieram da região Sul do Estado para prestigiarem a abertura da 8ª edição dos Jogos Regionais Escolares, ocorrida na noite da sexta-feira (13.07). A estréia começou animada, com apresentação de quadrilha e danças, e contagiou o público que veio de diversos municípios para acompanhar os jogos. O evento é realizado pelas secretarias de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e de Educação (Seduc). O campeonato contou com a participação das delegações de Jaciara, Pedra Preta, Rondonópolis, São Pedro da Cipa, Juscimeira, Alto Araguaia, Alto Garças, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço e Itiquira, que competiram nas modalidades de futsal, handebol, voleibol e basquete, nas categorias A (15 a 17 anos) e B (12 a 14).
O secretário de Estado de Esportes e Lazer, José de Assis Guaresqui, afirmou, durante a abertura, que esse ano a competição regional tem um espírito diferente, pois os jogadores e professores estão na expectativa de participarem das Olimpíadas Escolares Brasileiras, que acontecerão nos meses de novembro e dezembro em Cuiabá. “Vejo que esses jovens estão dispostos a mostrarem todo o seu talento para conseguirem jogar nas Olimpíadas Brasileiras. Eles estão sonhando com esse momento e sabem que, para conseguirem, precisam se doar ao máximo nos Jogos Regionais”, explicou.
A secretária Municipal de Educação de Jaciara, Lucia Helena Almeida, disse que mostrar a cultura regional com apresentações culturais também é importante, pois mostra a interação entre os jovens. “A integração entre os municípios é um dos pontos principais dos jogos, mas, além disso, é uma oportunidade para a cidade mostrar suas belezas naturais, e atrair os visitantes, para que voltem como turistas”, destacou.
Expectativa
Para o técnico do time de Rondonópolis da modalidade de handebol, Jadir de Oliveira, um dos aspectos mais importantes dos Jogos Escolares são os treinos, que foram intensos para poder chegar ao Estadual e poder, depois disso, participar das Olimpíadas Brasileiras. “A nossa intenção é essa, acredito que temos chances”, disse.
A equipe de estréia da noite, de Barão de Melgaço, também veio com essa expectativa. “Sou técnico há 20 anos. Queremos ver os atletas da nossa região ganharem medalhas e serem campeões nas olimpíadas”, disse o treinador da equipe de futsal, Silvio Pereira.