PUBLICIDADE

Injúria e difamação são crimes mais investigados por gerência em MT

PUBLICIDADE

Injúria e difamação através de redes sociais e e-mails são os crimes de maior incidência investigados pela Gerência Especializada de Combate a Crimes de Alta Tecnologia (Gecat), em Mato Grosso, representando 60% dos casos analisados. Os crimes consistes na divulgação de informações e fatos, muitas vezes mentirosos, com o intuito de prejudicar a reputação da vítima.

Exposição na rede de fotos íntimas sem autorização da vítima é outro crime analisado com frequência. No ano de 2013, a Gecat trabalhou na investigação de 15 ocorrências dessa natureza. Em 100% dos casos as vítimas que registraram queixa são mulheres, sendo a maior parte delas adolescentes, entre 14 e 16 anos. De acordo com os dados colhidos, na maior parte dos casos, o autor da publicação é conhecido da vítima e já teve um relacionamento anterior com ela.

Outra ocorrência que vem sendo registrada na gerência é a extorsão de cunho sexual, onde o autor do crime invade o e-mail ou sistema pessoal da vítima, descobre alguma informação íntima que a pessoa não gostaria que fosse divulgada para sociedade em geral. Com os dados, o criminoso passa a chantagear a vítima com o objetivo de satisfazer as suas vontades sexuais. Nesse crime, o invasor não visa obter vantagem financeira e sim sexual.

Fraudes eletrônicas, envolvendo uso de cartão de crédito e sites falsos também representam outra grande fatia dos crimes investigados pela Gerência.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE