PUBLICIDADE

Incineradas quase duas toneladas de drogas em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Polícia Federal em Mato Grosso incinerou, ontem, quase duas toneladas e meia de entorpecentes apreendidos no Estado pelas Polícias Federal e Rodoviária Federal em mais de 140 apreensões, desde 2004. Foram queimados 1.827,2143 quilos de cocaína, 481,3752 quilos de maconha, 135,7 gramas de haxixe e um frasco de lança perfume. No país interiro, foram mais de 40 mil quilos de entorpecente foram queimados.

A incineração de entorpecentes ocorre com autorização judicial e já faz parte do calendário
anual das comemorações da Semana Nacional de Combate às Drogas em vários estados do país, além de outras ocasiões ao longo do ano.

Em Mato Grosso, a droga mais apreendida é a cocaína, sendo que apenas em 2009 foram apreendidas,mais de 3,2 toneladas da droga. A maconha aparece em segundo lugar, com mais de 720 quilos apreendidos em 2009. Neste ano, a Polícia Federal no estado já acumula mais de uma tonelada de cocaína apreendida.

Como ato educativo, uma escola foi convidada a levar alunos de 12 a 16 anos para assistir a incineração da droga. Os alunos da Escola Estadual Rafael Rueda acompanharam os policiais e ouviram uma breve palestra em linguagem simples sobre os malefícios da droga no organismo e o risco de vida que corre a pessoa que se envolve com o meio do tráfico.

O Superintendente de Polícia Federal em Mato Grosso, Valmir Lemos de Oliveira, conversou com os alunos e fez referência à atração que as drogas podem exercer sobre as pessoas. O delegado exemplificou dizendo que aqueles que usam droga pensam que é uma coisa boa, mas que no fundo estão morrendo, e ingerindo um produto que se transforma apenas numa fumaça preta, numa alusão à fumaça que saía dos fornos no momento.

Professoras e servidoras da Secretaria de Educação do Estado acompanharam as crianças, além de todo o processo ser revisto e medidas de segurança adotadas durante a queima.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE